Caminho da Fé Pedalando

Caminho da Fé

Caminho da Fé Pedalando

22 de janeiro de 2021 Lugares 1

Baseado no Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé é um caminho de peregrinação. Foi criado para oferecer estrutura para pessoas peregrinarem para o Santuário Nacional de Aparecida, também, nós que vamos pedalando.

Ele originalmente começa em Águas da Prata – SP, porém com o tempo foram nascendo outros ramais em outras cidades.

Criação do Caminho da Fé

Inaugurado em 2003, o Caminho da Fé tem mais de 970km, sendo que aproximadamente 500km atravessam a Serra da Mantiqueira.

O caminho foi criado com viés religioso, entretanto não é apenas para pessoas religiosas. Você pode percorrer o caminho com objetivo de autoconhecimento ou simplesmente por aventura ou esporte.

Todos são bem vindos, logicamente, desde que respeitem todos durante o trajeto.

Enfim, o caminho da fé é diferente de várias formas. Ou seja, atmosfera é diferenciada, você é recebido com muito carinho e atenção pela grande maioria. Ainda, a passagem pela serra da mantiqueira dá um toque especial por toda a beleza e o grande desafio que ela proporciona.

Os Ciclistas no Caminho da Fé

Vários peregrinos percorrem a pé e nós ciclistas fazemos o Caminho da Fé pedalando.

Para os ciclistas o caminho da fé é desafiador, pois as grandes subidas estão presentes no caminho todo. Inclusive a famosa Serra da Luminosa.

Você vai encontrar pessoas do Brasil todo percorrendo o caminho, principalmente se você optar por feriados ou finais de semana.

Mapa de altimetria do Caminho da Fé
Mapa de Altimetria (caminhodafe.com.br)

Quando ir

Para percorrer o caminho da fé não basta se preparar fisicamente e ter alguns dias de folga, você precisa contar com a colaboração do clima. Como se já não bastasse a dificuldade do relevo, o clima também se impõe e acrescenta um toque a mais de dificuldade.

Em época de chuvas diversas estradas ficam intransitáveis por conta do barro, portanto eu recomento evitar períodos do ano que chova muito.

Em outras épocas você poderá pegar temperaturas altíssimas e baixíssimas dependendo de qual parte do caminho você estiver.

Por exemplo, na última vez que fizemos o Caminho da Fé pedalando até a escrita desse artigo (2020), no primeiro dia pegamos temperaturas de 10º até 41º. Então vá preparado e leve roupas para calor e frio.

Onde Ficar

AS pousadas ao logo do caminho te acolhem muito bem. Nos feriados geralmente elas estarão todas lotadas, portanto fica o alerta para reservar com bastante antecedência.

Existem diversas opções ao longo do caminho, e dificilmente não conseguirá uma vaga (antecipadamente). Quais vai depender da sua programação para o caminho.

Como é o Caminho

Resumidamente, fantástico!

Eu fiz uma postagem com vídeo de cada dia da nossa passagem pelo caminho em 2019.

O primeiro dia fomos de Águas da Prata até Borda da Mata.

No segundo, Borda da Mata até Paraisópolis.

Já no terceiro, Paraisópolis até Campos do Jordão.

E no quarto e último, Campos do Jordão até Aparecida.

Sobre o autor

Rodrigo Pasini: Ciclista amador que adora um desafio. Acredito que o ciclismo pode salvar muita gente e gerar pessoas melhores.

1 Comment

    Deixe sua opinião!

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

    Deixe um comentário