A Trilha do Defunto em São Thomé das Letras

Alto do Pico do Gavião - São Thomé

A Trilha do Defunto em São Thomé das Letras

18 de janeiro de 2021 Lugares 1

Um dos locais mais conhecidos para praticar MTB nessa região é a Trilha do Defunto em São Thomé das Letras, e nós passamos por lá.

Primeiramente, o simples fato de visitar São Thomé das Letras já é algo espetacular, agora pedalar em suas trilhas é fora do normal (se é que tem algo normal em São Thomé).

Contextualizando, São Thomé das Letras é uma cidade peculiar, conhecida pelas suas belezas naturais e mais ainda pelo seu misticismo. A cidade é repleta de grutas, cachoeiras e envolta de lendas e mistérios, como por exemplo a caverna que te leva para Machu Picchu ou o velho curandeiro Chico Taquara.

Pirâmide em São Thomé das Letras

Explicado um pouco sobre a cidade, vamos falar da Trilha do Defunto em São Thomé das Letras. A trilha começa nas proximidades do parque de eventos da cidade e segue por 16km até o Distrito de Sobradinho.

Logo no começo, já encaramos uma subida intensa em pedras, com degraus e bastante pedra solta. Assim, ela já desafia o ciclista tanto tecnicamente quanto fisicamente. Prosseguindo, passamos por variados terrenos, mas majoritariamente em pedras. No final, o retorno para a cidade é feito por estrada de terra, e podemos passar em algumas cachoeiras e na gruta de Sobradinho.

Vá sempre prevenido com ferramentas e kits de reparo básicos para a bike, pois a trilha é intensa e podem rolar problemas mecânicos, principalmente por conta das pedras soltas.

Outro ponto importante é levar alimento suficiente para chegar até em Sobradinho, água você encontra minas limpas com água potável.

Muitos ciclistas e motociclistas percorrem a trilha, portanto basta seguir os rastros e dificilmente você se perderá. Você pode desviar um pouco o caminho no final e subir até o Pico do Gavião, que tem uma vista incrível.

Veja um pouco como é a trilha no vídeo!

Sobre o autor

Rodrigo Pasini: Ciclista amador que adora um desafio. Acredito que o ciclismo pode salvar muita gente e gerar pessoas melhores.

1 Comment

    Deixe sua opinião!

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

    Deixe um comentário