
A Trilha do Defunto em São Thomé das Letras
Um dos locais mais conhecidos para praticar MTB nessa região é a Trilha do Defunto em São Thomé das Letras, e nós passamos por lá.
Primeiramente, o simples fato de visitar São Thomé das Letras já é algo espetacular, agora pedalar em suas trilhas é fora do normal (se é que tem algo normal em São Thomé).
Contextualizando, São Thomé das Letras é uma cidade peculiar, conhecida pelas suas belezas naturais e mais ainda pelo seu misticismo. A cidade é repleta de grutas, cachoeiras e envolta de lendas e mistérios, como por exemplo a caverna que te leva para Machu Picchu ou o velho curandeiro Chico Taquara.

Explicado um pouco sobre a cidade, vamos falar da Trilha do Defunto em São Thomé das Letras. A trilha começa nas proximidades do parque de eventos da cidade e segue por 16km até o Distrito de Sobradinho.
Logo no começo, já encaramos uma subida intensa em pedras, com degraus e bastante pedra solta. Assim, ela já desafia o ciclista tanto tecnicamente quanto fisicamente. Prosseguindo, passamos por variados terrenos, mas majoritariamente em pedras. No final, o retorno para a cidade é feito por estrada de terra, e podemos passar em algumas cachoeiras e na gruta de Sobradinho.
Vá sempre prevenido com ferramentas e kits de reparo básicos para a bike, pois a trilha é intensa e podem rolar problemas mecânicos, principalmente por conta das pedras soltas.
Outro ponto importante é levar alimento suficiente para chegar até em Sobradinho, água você encontra minas limpas com água potável.
Muitos ciclistas e motociclistas percorrem a trilha, portanto basta seguir os rastros e dificilmente você se perderá. Você pode desviar um pouco o caminho no final e subir até o Pico do Gavião, que tem uma vista incrível.
Veja um pouco como é a trilha no vídeo!
Deixe sua opinião!
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *